Esta relação teve alguns antecedentes históricos, como veremos adiante, mas ela se consolida de fato na época que buscamos analisar. Tal fato se deve, provavelmente, a estabilidade política e econômica que se desenvolve no período, quando ambas as civilizações se achavam consolidadas em suas forças. [...] Mas o que caracterizou essa interação, e porque ela ocorria? Como ela se deu?
As respostas podem ser encontradas na documentação antiga, mediante uma dissecação apurada: em variados trechos vemos aparecer, tanto nas fontes romanas quanto nas chinesas, menções sobre o outro, aquele que durante um bom tempo foi negligenciado pelos tradicionais estudos ocidentais. Este outro é o estrangeiro, aquele cujo povo envia ou recebe gente e produtos, que se destaca pela sua diferença, e que por ela fica sendo conhecido. No caso dos romanos, vários são os povos estrangeiros que estão além do limes; e os chineses são um deles. Igualmente, veremos nos documentos orientais menções sobre os indianos, os partos e aqueles que nos interessam tanto quanto interessavam aos antigos: os romanos! Aparentemente todas estas sociedades já se conheciam de alguma forma, mas este tópico não parece ter despertado grande interesse histórico para a maior parte dos especialistas até então.
Para explicar essa relação - e para retirá-la do terreno do acaso - temos que lançar mão, porém, de algumas indagações fundamentais, já citadas anteriormente: como se dava essa interação? Em que nível ocorria? Qual sua função política e econômica? Como se desdobrava no meio social? Vamos buscar responder uma a uma estas questões.
Mas...Seja Bem Vindo ao meu Livro sobre as Rotas do Mundo Antigo! Todo o material aqui presente faz parte da minha dissertação de Mestrado defendida na UFF, Niterói - 2002. Você encontrará informações sobre as rotas da seda, sistema mundial, China, Roma, o intercâmbio entre civilizações do mundo antigo e suas trocas culturais e materiais.
Espero que vocês aproveitem a Visita! Qualquer dúvida, entrem em contato comigo ou dêem uma olhada na minha página pessoal.
Grande Abraço,
André Bueno
ÍNDICE